Uma das áreas de negócio pretendia lançar um programa de fidelidade para estreitar relações com as empresas já associadas e seus funcionários e ao mesmo tempo reduzir a oferta ociosa de tantos dos seus serviços distribuídos pelo Estado do Rio. Eu fui designado para desenhar a interface e trabalhar em parceria com a analista de marketing e a analista de conteúdo.
Minhas tarefas
- Design de interface e branding
- Arquitetura de Informação
Desafios
Fora o curto prazo e a grande quantidade de steakholders, os fatores de maior risco eram:
- O portfólio da empresa assim como seu público alvo é altamente diversificado.
- Isso tornava as regras do programas complexas e difíceis de explicar e não tínhamos prazo nem para a produção de um vídeo de apoio.
- A empresa terceirizada nos passava todas as informações solicitadas, mas não nos dava contato direto com os desenvolvedores, o que poderia resultar em sérios problemas de alinhamento e em retrabalho.
Desenvolvimento
Por se tratar de uma solução terceirizada, toda a parte de pesquisa com o usuário já havia sido implementada. Ainda sim tínhamos uma certa liberdade para propor alterações de fluxo ou arquitetura de informação. Decidimos rever apenas o fluxo do cadastro, já que teríamos 3 tipos de perfis de usuários.
O cadastro proposto pela empresa tinha o seguinte fluxo:
No entanto, sentimos a necessidade de quebrar este cadastro em steps com isso esperávamos os seguintes ganhos.
- Redução de drop-off no cadastro.
- Coleta de informações sobre cadastros iniciados e não terminados.
No restante dos fluxos nos focamos apenas na hierarquia das informações e na taxonomia. Lembrando que o prazo era realmente apertado para essa entrega.
Pra ganhar tempo, desenvolvi um styleguide alinhado com a identidade visual da empresa e já baseado no bootstrap, que segundo o fornecedor seria o framework utilizado no front-end.
Isso resultou em muita agilidade, afinal, uma vez que a aparência dos componentes estava definida, o desenho das telas era quase como a montagem de um wireframe.
Protótipos
Os maiores desafios ficaram por conta da landing page e da explicação da mecânica, já que precisavam de bastante apelo visual e ao mesmo tempo síntese de informações.
Como a plataforma tem estrutura bem semelhante a um e-commerce com listagem de produtos, checkout, histórico de pedidos e etc, o desenho das demais telas foi mais fácil.
Conclusão
O design do produto foi entregue à tempo e estávamos acompanhando o status desenvolvimento e implementação, no entanto não chegou a ir ao ar.=(
Ainda assim, participar desse projeto foi um grande aprendizado, onde consegui encontrar maneiras de pular algumas etapas e driblar certas dificuldades, mantendo uma qualidade que mereceu menção como o melhor material já recebido pelo fornecedor.
E você, gostou do trabalho? Tem um projeto semelhante e quer trocar uma idéia? Vamos conversar