Firjan Fidelidade UI, Arquitetura de Informação, Web App

O programa de fidelidade do Sistema FIRJAN, estreita relações com as empresas já associadas e seus funcionários e ao mesmo tempo reduzir a oferta ociosa de tantos dos seus serviços distribuídos pelo Estado do Rio.

Uma das áreas de negócio pretendia lançar um programa de fidelidade para estreitar relações com as empresas já associadas e seus funcionários e ao mesmo tempo reduzir a oferta ociosa de tantos dos seus serviços distribuídos pelo Estado do Rio. Eu fui designado para desenhar a interface e trabalhar em parceria com a analista de marketing e a analista de conteúdo.

Minhas tarefas

  • Design de interface e branding
  • Arquitetura de Informação

Desafios

Fora o curto prazo e a grande quantidade de steakholders, os fatores de maior risco eram:

  • O portfólio da empresa assim como seu público alvo é altamente diversificado.
  • Isso tornava as regras do programas complexas e difíceis de explicar e não tínhamos prazo nem para a produção de um vídeo de apoio.
  • A empresa terceirizada nos passava todas as informações solicitadas, mas não nos dava contato direto com os desenvolvedores, o que poderia resultar em sérios problemas de alinhamento e em retrabalho.

Desenvolvimento

Por se tratar de uma solução terceirizada, toda a parte de pesquisa com o usuário já havia sido implementada. Ainda sim tínhamos uma certa liberdade para propor alterações de fluxo ou arquitetura de informação. Decidimos rever apenas o fluxo do cadastro, já que teríamos 3 tipos de perfis de usuários.

O cadastro proposto pela empresa tinha o seguinte fluxo:

Fluxo simples em que a desistência não gera dados e infomações para serem trabalhados.

No entanto, sentimos a necessidade de quebrar este cadastro em steps com isso esperávamos os seguintes ganhos.

  • Redução de drop-off no cadastro.
  • Coleta de informações sobre cadastros iniciados e não terminados.
Fluxo divido em que a desistência gera dados para CRM.

No restante dos fluxos nos focamos apenas na hierarquia das informações e na taxonomia. Lembrando que o prazo era realmente apertado para essa entrega.

Pra ganhar tempo, desenvolvi um styleguide alinhado com a identidade visual da empresa e já baseado no bootstrap, que segundo o fornecedor seria o framework utilizado no front-end.

Isso resultou em muita agilidade, afinal, uma vez que a aparência dos componentes estava definida, o desenho das telas era quase como a montagem de um wireframe.

Protótipos

Os maiores desafios ficaram por conta da landing page e da explicação da mecânica, já que precisavam de bastante apelo visual e ao mesmo tempo síntese de informações.

Como a plataforma tem estrutura bem semelhante a um e-commerce com listagem de produtos, checkout, histórico de pedidos e etc, o desenho das demais telas foi mais fácil.

Conclusão

O design do produto foi entregue à tempo e estávamos acompanhando o status desenvolvimento e implementação, no entanto não chegou a ir ao ar.=(

Ainda assim, participar desse projeto foi um grande aprendizado, onde consegui encontrar maneiras de pular algumas etapas e driblar certas dificuldades, mantendo uma qualidade que mereceu menção como o melhor material já recebido pelo fornecedor.

E você, gostou do trabalho? Tem um projeto semelhante e quer trocar uma idéia? Vamos conversar Seta pra baixo

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