Desenvolvido na Match.com, detentora das plataformas de encontro Tinder e ParPerfeito.com, o app tem a mecânica muito semelhante à dos seus "irmãos". O usuário cadastra suas informações e passa a receber sugestões de pessoas, nas quais ele pode ou não demonstrar interesse.
Seu diferencial é promover encontros na época mais alegre do ano, pois o app permite ao usuário selecionar os eventos em que ele pretende estar no carnaval. Pra isso a plataforma foi alimentada com uma base de mais de 2 mil eventos pelo Brasil, desde blocos de rua, eventos fechados e até desfiles.
Minhas tarefas
- Branding e Identidade visual
- Design de interação e interface
Objetivos
- Promover encontros entre os usuários no carnaval;
- Por ser um app sazonal o principal objetivo é conseguir uma grande quantidade leads qualificados para depois incentivá-los a migrar para o ParPerfeito, o principal produto da match.com no Brasil.
Desafios
- Criar uma identidade visual vibrante que remetesse a idéia de paquera e azaração e à energia do carnaval e um símbolo que distinguisse o app na loja de aplicativos e no launcher do android.
- Aplicar essa identidade nas funcionalidade já desenhadas do app do ParPerfeito que seriam aproveitadas para o Beija Eu.
- Projetar uma tela que facilitasse ao máximo a seleção dos eventos já que a lista é enorme;
- Tudo isso com um prazo extremamente curto.
O Produto
Por se tratar de um app sazonal e que exigia um desenvolvimento muito ágil, as funcionalidades do app foram na grande maioria baseadas nas features do ParPerfeito exceto pela principal que foi baseada no Tinder.
Por isso, as equipes de design, produto, marketing e desenvolvimento se reuniram e apoiados por uma rápida pesquisa com amigos chegamos a uma proto-persona com as características que entendemos serem de maior relevância. Elas guiariam as decisões de design e desenvolvimento.
Persona
Decidimos não aprofundar nas personas e em mais pesquisas justamente pelos curtos prazo de entrega e tempo de vida do app. Preferímos usar o próprio app como gerador de insights e norteador de pesquisas para o ano seguinte.
Proposta
Já que a idéia era usar as soluções proprietárias que já tinham aceitação no mercado e somá-las ao apelo do carnaval, a arquitetura da informação, os fluxos de navegação e as interações já estavam definidas em quase todo o app, exceto a seleção de eventos. Por isso desenhamos wireframes e fluxo.
Fluxo da seleção de eventos
Em parceria com a equipe de desenvolvimento, foram definidos os critérios para exibição dos potenciais parceiros. O algoritmo deveria exibir para cada usuário primeiro as pessoas que selecionaram os mesmos eventos que ele, depois pessoas que estariam geograficamente mais próximas. Assim, de maneira bem básica, definimos o diagrama de atividades do algorítimo.
Modelo do algorítmo de exibição de parceiros
Assim, garantiríamos que o app entregaria sua proposta de valor principal além de reduzir o risco de o app não ter ninguém na fila para apresentar, o que arranharía a percepção de valor do app.
Identidade Visual
A identidade visual buscava evocar as sensações que culturalmente são associadas ao carnaval, como movimento, ritmo, mistura e calor, e ao mesmo tempo remeter ao romance através de um símbolo já integrante do imaginário coletivo.
Por isso a paleta de cores quentes, a padronagem geométrica, porém irregular e assimétrica, podem ser vistas já na play store e na tela de splash. Bem como os grafismos cheios de movimento que se expandem em diversas direções e o símbolo do beijo.
Telas
Conclusão
O Beija Eu alcançou o objetivo primário com bastante êxito gerando grande quantidade de leads para o ParPerfeito.
O objetivo desse case era relatar o processo de design e o conhecimento em UX e design de interação aplicado no desenvolvimento deste app. Além de demonstrar habilidades em visual design e UI.
Gostou do que viu? Quer conversar? Entre em contato